A nutrição feminina vem ganhando destaque na literatura científica. Isso acontece especialmente por conta dos efeitos positivos observados com a suplementação de produtos que modulam as alterações comuns das diferentes fases da vida da mulher.
O climatério é o período em que ocorrem diversas mudanças fisiológicas relacionadas à produção de hormônios, ele se divide em duas fases, uma caracterizada como pós-menopausa e outra pré-menopausa, que acometem mulheres com mais de 40 anos que apresentam sangramento irregular. As estratégias nutricionais são essenciais para favorecer a saúde da mulher e minimizar os sintomas característicos da menopausa, bem como da fase de tensão pré-menstrual (TPM).
O óleo de prímula também propicia vantagens na saúde da mulher, sendo um suplemento utilizado em mais de 30 países, e tem como principais benefícios a redução da irritabilidade, cefaleia e mastalgia decorrentes da TPM. As prostaglandinas de série E1 (PGE1) apresentam propriedades anti-inflamatórias e reguladoras dos hormônios sexuais femininos (estrógeno, progesterona e prolactina); e atuam com possíveis efeitos positivos sobre a elasticidade cutânea, o que gera mais interesse na sua utilização na rotina da mulher. O ácido gamalinolênico (GLA), presente no óleo de prímula e de borragem, pode auxiliar na diminuição da perda de água através da pele e aumentar a tolerância à exposição dos raios ultravioleta.
Avaliações
Ainda não há avaliações