Os benefícios do Chá de Marcela são diversos e, por isso, muitas pessoas passaram a consumir a bebida. É uma erva medicinal com ação antioxidante, analgésica, anti-inflamatória e antibacteriana que pode ser facilmente encontrada em lojas especializadas e também nas feiras-livres.
A planta é de baixo custo e bastante acessível. Se você ainda não consome Chá de Marcela, então deveria começar a inseri-lo na sua dieta até porque é indicado para tratar vários problemas de saúde como dor de estômago, cólicas intestinais, ansiedade, insônia, gripes ou resfriados, ou retenção de líquidos, etc.
É muito interessante os benefícios que essa planta traz para o organismo, mas antes de especificar cada um deles, o que acha de conhecer um pouco da história da Marcela?
Origem da Marcela
A Marcela (Achyrocline satureioides) é uma planta nativa da América do Sul, típica da flora brasileira. Com propriedades medicinais e cosméticas, a planta é um pequeno arbusto que pode crescer até 80 centímetros de altura.
Como qualquer outra planta medicinal, a Marcela tem sido utilizada há séculos por diferentes povos para tratar uma série de problemas de saúde. No Brasil ela é bastante consumida, especialmente na região sul.
E você sabia que existem outras denominações além de Marcela? A planta também é conhecida pelos nomes macela-do-campo, macelinha, macela de travesseiro, carrapichinho-de-agulha e camomila nacional.
Agora que você sabe da origem da Marcela, vamos para os benefícios que essa planta proporciona.
Bons motivos para beber Chá de Marcela
1. Tem ação calmante
Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência.
Além disso, o chá de Marcela é perfeito para quem tem dificuldade para dormir. Isso porque a planta tem substâncias que se assemelham às características do chá de camomila e ajuda a amenizar sintomas da insônia, contribuindo para uma noite de sono tranquila.
Você pode tomar o chá pouco antes do horário ou se preferir colocar algumas pétalas da planta no travesseiro.
2. É analgésico
Está sentindo dor e prefere não tomar medicamentos? O chá de Marcela tem ação analgésica, anestésica e antisséptica. A Marcela é eficaz para aliviar diversos tipos de dores, como dor de cabeça, dor de dente, cólicas menstruais e dor de estômago. Qual a quantidade devo tomar? Uma xícara de chá deve bastar para oferecer alívio imediato.
3. Ajuda na digestão
Quem tem dificuldade de digerir os alimentos, possui gastrite ou esofagite pode usar o chá de Marcela para aliviar os sinais e sintomas desses problemas. Isso porque com as folhas e os ramos se obtém um chá amargo, excelente digestivo e também auxilia no controle de diarréias.
4. Também é anti-inflamatório
O nosso corpo está em constante processo de recuperação e isso vale, especialmente, para as pessoas que praticam musculação ou comem muita gordura (causa inflamação nos tecidos). Por causa de duas substâncias presentes na bebida — a luteolina e a quercetina — o chá é um excelente aliado para tratar problemas respiratórios e diversos tipos de alergia.
- Curiosidades: Chás para aromatizar a casa
5. Fortalece a imunidade
O chá de Marcela é uma ótima bebida para fortalecer a imunidade e prevenir o desenvolvimento de doenças, além de gripes e resfriados. É também usado para combater infecções e ajuda a amenizar inchaços, vermelhidões e dores.
6. Reduz a retenção de líquidos
Esse benefício é uma consequência da ação anti-inflamatória do chá. O processo inflamatório produz uma substância aquosa chamada de edema. Ela produz o inchaço no organismo e pode se acumular em várias partes do corpo.
O chá de Marcela ajuda a reduzir essa retenção, o que auxilia na perda de peso e também na diminuição da celulite, um tipo de inflamação nas células do tecido adiposo.
7. Alivia dor da cólica menstrual
Mulheres entenderão: como aliviar as dores da cólica menstrual? Para quem não sabe, as propriedades citadas anteriormente – como o efeito analgésico, calmante, anti-inflamatório e antisséptico – também ajudam a amenizar esse problema recorrente a cada mês do período da menstruação. Nesse caso, além de apostar na bebida, você deve consumir alimentos que amenizam dores musculares, como banana e aveia, por exemplo.
8. Ajuda no emagrecimento
Precisa reduzir alguns quilinhos? O chá de Marcela também é muito bom para esse fim. É claro que não estamos falando de nada milagroso, afinal de contas, não existem milagres quando o assunto é emagrecimento.
O chá vai ajudar nesse aspecto porque reduz a ansiedade e, como você já deve saber, a ansiedade faz com que muitas pessoas comam muito mais que o necessário. Esse hábito, por sua vez, leva ao ganho de peso.
9. Ótimo para o cabelo
O chá de Marcela no cabelo pode ser um grande aliado. Além de diminuir a oleosidade, estimula a circulação capilar, combate a queda, serve para tratamento de pele e cabelos delicados, clareia cabelos e serve também como protetor solar.
Para clarear os fios anote essa receita:
- Faça um chá bem forte de marcela;
- Aplique o chá nas partes do cabelo que gostaria de clarear;
- Vá para o sol e espere até que os fios sequem naturalmente.
Esse é um processo que precisa ser repetido várias vezes, ok?
10. Ajuda na coagulação e cicatrização
Com propriedade adstringente, esse chá favorece o fechamento dos vasos, resultando na melhora da coagulação e na cicatrização de um corte ou ferida.
11. Problemas intestinais
Por ter propriedades calmantes e relaxantes, o Chá de Marcela relaxa a musculatura do intestino, trazendo alívio àquelas dores intestinais chatinhas.
Como preparar o Chá de Marcela?
Você precisará de 10 gramas de flores de Marcela. Basta colocar a água para ferver (4 xícaras de água), desligar a chama, acrescentar as flores e deixar abafado por cerca de 10 minutos. Depois, basta coar e beber. Você pode adoçar da maneira que quiser, sendo mais saudável com mel ou xilitol.
Você também pode comprar o sachê de chá de Marcela e tornar o preparo muito mais prático. Beba de 3 a 4 xícaras de chá por dia para sentir os efeitos.
Contra-indicações: Por falta de maiores estudos, evitar o uso na gravidez e lactação.
Avaliações
Ainda não há avaliações